Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Mórmon - Apelido

Muitos de nós nos sentimos perturbados com o costume dos meios de comunicação e de muitos outros, de ignorar completamente o verdadeiro nome da Igreja, usando o apelido “Igreja Mórmon”. (...)
Igreja Mórmon, naturalmente, é um apelido, e os apelidos têm a tendência de pegar.  (...)
Suponho que apesar de nossos esforços, talvez nunca convertamos o mundo ao uso geral do nome completo e correto da Igreja. Como a palavra mórmon é curta e fácil de ser pronunciada e escrita, continuarão a chamar-nos mórmons, Igreja Mórmon, e assim por diante.
Podia ser pior. Há mais de cinqüenta anos, quando eu era missionário na Inglaterra, disse par um dos meus conhecidos: “Como podemos fazer com que esta gente, incluindo nossos próprios membros, chamem a Igreja pelo seu verdadeiro nome?”
Ele replicou: “Nunca. A palavra mórmon está profundamente arraigada e é muito fácil de ser pronunciada.” E prosseguiu: “Já desisti de tentar. Embora eu seja agradecido pelo privilégio de ser um seguidor de Jesus Cristo e membro da Igreja que leva o seu nome, não tenho vergonha do apelido mórmon.”
“Sabe”, continuou ele, “se existe algum nome totalmente honroso em sua derivação, é o nome mórmon. Portanto, quando alguém me pergunta a respeito e quer saber o seu significado, respondo calmamente: ‘Mórmon significa muito bom’.” (O Profeta Joseph Smith declarou isto pela primeira vez em 1843; Times and Seasons, 4:194; Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp.291-292.)
Tal declaração me deixou intrigado – Mórmon significa “muito bom”. Eu sabia, naturalmente, que “muito bom” não era um derivado da palavra mórmon. Já havia estudado tanto o latim como o grego, e sabia que o inglês é derivado em grande parte destas duas línguas, e que as palavras muito bom não são um cognato da palavra mórmon. Mas a atitude dele era positiva, e baseada numa percepção interessante. E, como sabemos, nossa vida é guiada em grande parte por nossas percepções. Desde então, quando vejo a palavra mórmon sendo usada nos meios de comunicação para nos descrever – seja num jornal, revista, livro ou o que for, me vem à mente essa declaração, que se tornou para mim um lema: Mórmon significa “muito bom”.
Talvez não consigamos mudar o apelido, mas podemos fazer com que brilhe mais intensamente.
Afinal de contas, é o nome de um profeta, um grande homem que lutou para salvar sua nação, e também o nome de um livro, um poderoso testamento da verdade eterna, uma testemunha genuína da divindade do Senhor Jesus Cristo.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona Janeiro de 1991, pp.61-62.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar