Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Hino

Irmãos e irmãs, sejam fiéis e diligentes, batalhem sinceramente pela fé que uma vez foi dada aos santos [ver Judas 1:3]; que todo homem, mulher e criança reconheça a importância da obra e aja como se o sucesso dependesse exclusivamente de si mesmo; que todos tenham interesse por ela e atentem para o fato de que estão vivendo numa época cuja expectativa ardia no peito de reis, profetas e homens justos há milhares de anos — cuja vinda inspirava suas notas mais doces e seus hinos mais exaltados fazendo com que irrompessem em enlevados versos como os que estão registrados nas Escrituras; e em breve teremos que exclamar na linguagem da inspiração:
‘O Senhor trouxe Sião outra vez;
O Senhor redimiu Seu povo, Israel’ [D&C 84:99].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, pp.151.

Um organista que tem a sensibilidade de tocar baixinho o prelúdio musical, tempera nossos sentimentos e faz com que reflitamos na letra que ensina as coisas pacíficas do reino. Se atentarmos para elas, perceberemos que ensinam o evangelho, pois os hinos da Restauração, na verdade, são um curso de doutrina!
ÉLDER BOYD K. PACKER – A Liahona Janeiro de 1992 p.25.

Tenho observado que um número cada vez maior de nossos líderes e membros não cantam os hinos com a congregação. Talvez os desconheçam ou não haja hinários suficientes. Devemos entoar os cânticos de Sião – eles são uma parte essencial da nossa adoração. Não devemos negligenciar os hinos nem os nobres cânticos da Restauração. Lede a introdução da Primeira Presidência, no hinário. O Senhor disse: “A minha alma se deleita com o canto do coração; sim o canto dos justos é uma prece a mim, e será respondida com uma benção sobre suas cabeças.” (D&C 25:12).
ÉLDER BOYD K. PACKER – A Liahona Janeiro de 1992 p.25.

Revigorai a vossa adoração semanal. Ao entoar hinos, por exemplo, refleti no significado da letra, desfrutai o espírito da música. Cantai com entusiasmo, sem preocupação com a vossa tonalidade vocal. Sentir-vos-eis em cânticos do coração, o Senhor promete responder-vos com bênçãos sobre as vossas cabeças. (D&C 25:12).
ÉLDER GRAHAM W. DOXEY – A Liahona jan / 1992 p.29.

Parte do processo de cura ocorre quando adoramos por meio de música e cânticos. Cantar nossos belos e reverentes hinos é alimentar a alma. Tornamo-nos unos de mente e coração quando louvamos ao Senhor pelos cânticos. Entre outras influências, a adoração pela música tem o efeito de unir espiritualmente os participantes, numa atitude de reverência.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona julho de 2005, p.5.

Nossas reuniões sacramentais devem ter um caráter de adoração e cura, proporcionando segurança espiritual aos presentes. Parte do processo de cura ocorre quando adoramos por meio de música e cânticos.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona julho de 2005, p.5.

Um mandamento também foi dado para que Emma Smith, a esposa do profeta, compilasse um livro de hinos e que ele fosse publicado. A música sacra é a linguagem do Espírito e a letra dos hinos ensina a doutrina, traz inspiração para nossas reuniões.
PRESIDENTE BOYD K PACKER – Primeira Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 11 de janeiro de 2003, p.2.

Pais, presidentes de estaca, bispados, líderes das auxiliares, professores: mantende um espírito de reverência nas reuniões, estimulai a participação nos hinos com a congregação e usai termos reverentes nas orações.
ÉLDER BOYD L PACKER – A Liahona janeiro de 1992 p.25.

A música é um prazer especial para as crianças. Os hinos cantados com freqüência na Igreja podem tornar-se conhecidos no lar também. As crianças pequenas, em especial, se beneficiariam se os pais as ajudassem a aprender hinos simples em casa. Dessa forma, elas ficariam ansiosas para cantar na reunião sacramental e em outras ocasiões.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p.180.

Devemos usar mais nossos hinos para entrar em sintonia com o Espírito do Senhor, unir-nos e ajudar-nos a ensinar e aprender a doutrina. Precisamos fazer melhor uso deles no trabalho missionário, em aulas do evangelho, reuniões de quórum, noites familiares e visitas de mestres familiares. A música é uma forma eficaz de adorar nosso Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo. Devemos usar os hinos quando precisarmos de força espiritual e inspiração. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 11.)
ÉLDER DALLIN H. OAKS - O Novo Testamento – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 40, p.169.

Era mais uma crença do que uma prática. Toda semana, meu pai dizia: “Agora vamos cantar o hino de abertura: ‘Com Amor no Lar’”. Quando eu estava com 14 ou 15 anos, naquela idade em que se questiona tudo, perguntei ao meu pai: “Por que temos que cantar esse hino toda semana? Há muitos hinos bons no hinário”.
Ele me olhou com um olhar severo e disse: “Quando você tiver aprendido a lição 1, eu lhe ensinarei a lição 2”. Não sei qual era a lição dois; ele nunca chegou lá, mas tenho que admitir que, com o passar dos anos, de alguma forma, aprendemos a amar uns aos outros. Aprendemos, porque essa era a lição 1 que meus pais estavam tentando ensinar. Eles não tentaram falar sobre tudo. Eles sabiam que, se começassem a ensinar a amar, acabaríamos aprendendo.
JULIE B. BECK – Presidente Geral da Sociedade e Socorro – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.18-19.

Nós vos aconselhamos, moças, a não poluirdes vossas mente com material degradante, pois a mente pela qual passa a sujeira, jamais volta a ser a mesma. Não assistais a filmes proibidos para menores ou videocassetes vulgares, nem participeis de qualquer tipo de entretenimento imoral, sugestivo ou pornográfico. E não aceites convites para sair, de rapazes que vos levariam a tal espécie de diversão.
Também evitai música degradante. Lembrai-vos das palavras do Élder Boyd K. Packer:
“A música dantes inocente, agora é usada muitas vezes para maus propósitos...
Em nossos tempos, a música, em si mesma, tem sido corrompida. Ela pode, pelo compasso, pelo ritmo, pela intensidade (e eu acrescentaria, pela letra), embotar a sensibilidade espiritual do homem (e das mulheres)...
Vocês, jovens, não podem consentir que sua mente seja ocupada pela música agressiva e indigna dos nossos dias”, continua Élder Packer. (Conferência Geral – outubro de 1973, pp. 115-118.)
Pelo contrário, nós vos incentivamos a ouvir musica edificante, tanto popular quanto clássica, aquela que eleva o espírito. Aprendei alguns hinos de nosso hinário, os quais fortalecem a fé e a espiritualidade. Frequentai bailes onde a musica, a iluminação e os movimentos de dança sejam adequados à presença do Espírito. Assisti a programas e filmes que elevem o espírito e incentivem pensamentos e atos puros. Lede livros e revistas que tenham esse mesmo efeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84-85.

O Élder Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze demonstrou estar preocupado porque “um número cada vez maior de nossos líderes e membros não cantam os hinos com a congregação”. Depois ele aconselhou: “Devemos entoar os cânticos de Sião — Eles são parte essencial da nossa adoração”. (A Liahona, janeiro de 1992, p. 25.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 16, p.88. 

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar