Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Lei

O plano do Senhor é inalterável. Suas leis são imutáveis. Elas não serão modificadas. A sua opinião ou a minha não altera as leis.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL - O Milagre Do Perdão p.240.

As leis do evangelho nada mais são do que alguns princípios da eternidade revelados aos homens, possibilitando-lhes voltar aos céus de onde vieram...
As leis e ordenanças que o Senhor revelou nestes últimos dias têm o propósito de salvar todos os filhos e filhas de Adão e Eva que não pecaram contra o Espírito Santo, pois todos serão salvos num reino de glória, embora não seja no Reino Celestial, pois na casa do Pai há muitas moradas.
Nossa religião nada mais é do que a verdadeira ordem dos céus – o sistema de leis pelo qual os deuses e anjos são governados. São eles governados pela lei? Certamente. Não existe ser algum em  todas as eternidades, que não seja governado pela lei. Quem deseja ter liberdade e não ser sujeita a lei? Aqueles que pertencem às profundezas.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.1.

Todas as leis de Deus, as leis da natureza e as leis da terra, são feitas para o benefício do homem, para seu conforto, gozo, segurança e bem-estar; compete ao indivíduo aprender estas leis e determinar se gozará ou não destes benefícios pela obediência à leis e pela observância dos mandamentos. Meu inteiro propósito... é demonstrar que as leis existem para o nosso benefício e que para sermos felizes e bem sucedidos, devemos obedecer às leis e regras que digam respeito às nossas atividades; estas leis atuarão ou para nossa alegria e bem-estar ou para nosso prejuízo e tristeza, conforme os nossos atos.
Comentário Manual Meninas Moças – Curso B p.100.

Manter a lei, portanto, é abster-se de dizer ou fazer qualquer coisa que venha a enfraquecê-la ou torná-la ineficiente.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Curso B – Mestres p.45.

Algumas pessoas podem supor que seria uma grande benção, se pudessem ser levadas diretamente para os céus e lá estabelecidas, mas na realidade isso não lhes seria uma benção, pois não poderiam receber a plenitude de sua recompensa, nem desfrutar da glória do Reino, ou compreender e habitar em sua luz. Ela lhes seria um inferno intolerável, e creio que isso as consumiria  mais rápido que o fogo do inferno. Não vos seria uma benção serdes levados para o Reino Celestial e obrigados a ficar lá, a menos que estivésseis preparados para habitá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Um homem cuja mente se abriu às influências do sacerdócio do Filho de Deus – que compreende tudo a respeito do governo dos céus, deve entender que os seres finitos não são capazes de receber e suportar a plenitude da lei celestial. Quando podereis suportar uma lei celestial? Quando vos tornardes seres celestiais, não antes disso.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Se guardarmos a lei celestial, quando nossos espíritos voltarem ao Deus que os deu – descobriremos que somos conhecidos lá, e veremos, com clareza, que sabemos tudo a respeito daquele mundo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.98.

As leis que o Senhor nos deu não nos foram dispensadas na íntegra, pois as pessoas não poderiam recebê-las em sua perfeita plenitude. Elas podem, porém, receber um pouco aqui e outro acolá, um pouco hoje e outro amanhã, um pouco mais na semana seguinte, um pouco mais que isso no próximo ano, se conseguirem desenvolver sabiamente cada partícula de verdade que tiverem recebido. Se o não o fizerem, serão deixados na obscuridade, e a luz que o Senhor lhes revelou parecerá trevas, e o Reino dos Céus passará por elas e as deixará tateando às cegas. Portanto se desejamos colocar em prática a plenitude do conhecimento que o Senhor deseja revelar a pouco e pouco aos habitantes da terra, devemos desenvolver cada partícula que já nos tiver sido revelada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.4.

As revelações que Deus concedeu ao homem provam abundantemente que Deus e os mundos eternos são governados por uma lei celeste. E para que o homem suportasse a mesma glória que Ele, teria de cumprir a mesma lei, “o que é governado pela lei é também preservado pela lei e é por ela aperfeiçoado e santificado”.
[D&C 88:34] Porém, o homem, por ter transgredido a lei de Deus, trouxe sobre si mesmo a maldição da desobediência, da qual seria incapaz de redimir-se — somente um sacrifício infinito poderia expiar sua queda.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.70.

E a palavra do Senhor por meio do profeta é a lei suprema para mim.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.205.

Seja qual for a lei que um homem cumprir, ele é preservado por essa lei e recebe as bênçãos que ela lhe garante.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.215.

Nenhum homem receberá a glória celeste a menos que cumpra a lei celeste; nenhum homem alcançará a glória terrestre a menos que siga a lei terrestre; e nenhum homem herdará a glória teleste a menos que obedeça à lei teleste. [Ver D&C 88:19–33.]
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.215.

Se formos para o mundo celeste, seremos vivificados pelo espírito que reina lá e teremos continuamente conosco os princípios pelos quais devemos ser governados. Temos de possuir esses mesmos princípios e espírito neste mundo, assim como seguir a lei celeste aqui e estar unidos no princípio que une o povo de Deus que habita em Sua presença, de modo a alcançarmos a mesma glória que eles usufruem.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.215.

As leis de Deus concedidas à humanidade estão contidas no plano do evangelho, e a Igreja de Jesus Cristo é responsável por ensinar essas leis ao mundo. Elas são dadas por nosso Pai Celestial com um só propósito: para que nós que somos governados pela lei também sejamos preservados por ela e aperfeiçoados e santificados, ou seja, para que nos tornemos santos. (Ver D&C 88:34.) O maior de todos os dons de Deus para nós é o da salvação em Seu reino.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

Aqui na mortalidade, cada um de nós tem a oportunidade de escolher o tipo de lei que seguirá. Estamos vivendo e seguindo leis celestiais que nos tornarão candidatos à glória celestial ou obedecendo a leis terrestres que nos tornarão candidatos à (...) glória terrestre ou teleste. O lugar que ocuparemos nos mundos eternos será determinado por nossa obediência às leis desses vários reinos durante o tempo em que estivermos na mortalidade aqui na Terra.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

Deus não ordena coisa alguma, a não ser aquilo que está particularmente adaptado em si mesmo para melhorar a condição de todo homem em quaisquer circunstâncias em que se encontre, não importando em que reino ou país ele esteja.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

A lei do céu é apresentada ao homem e assegura a todos que a obedecerem uma recompensa bem maior que qualquer prêmio terreno; embora não prometa ao crente, em qualquer época, que ele será poupado das aflições e problemas provenientes de diversas fontes em conseqüência dos atos de homens iníquos da Terra. Além de tudo isso, há a promessa baseada no fato de que essa é a lei do céu, que transcende a lei do homem, tal como a vida eterna transcende a vida física; e tal como as bênçãos que Deus pode nos dar são muito maiores do que as que o homem pode conceder. Então, sem dúvida, se a lei do homem se torna obrigatória quando reconhecida, quão mais obrigatória precisa ser a lei do céu! E assim como a lei do céu é mais perfeita que a lei do homem, tão maior será a recompensa, se obedecermos a ela. (...) A lei de Deus promete a vida eterna, sim, uma herança à direita do próprio Deus, a salvo de todos os poderes do maligno. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

O fato básico das leis da genética, ou Leis de Mendel, acha-se revelado em todos os três relatos da Criação. Em cada um deles (Gênesis 1; Moisés 2; Abraão 4), a frase “segundo a sua espécie” é usada diversas vezes. Abraão deu grande ênfase a esse princípio, em Abraão 4:11-12. Também Abraão 4:31 parece realçar a imutabilidade das leis que o Senhor deu a este reino (ver D&C 88:36-38, 42-43). O Profeta Joseph Smith ensinou:
“Deus expediu certos decretos que são fixos e inalteráveis; por exemplo: pôs o sol, a lua e as estrelas nos céus, e fixou as leis, condições e limites que devem regê-los e a que não podem desobedecer, exceto por mandamento seu; todos se movem em harmonia perfeita dentro de sua esfera e ordem, e nos são por luzes, maravilhas e sinais. O mar também tem seus limites que não pode ultrapassar. Deus colocou muitos sinais na terra, assim como nos céus; por exemplo: o carvalho na floresta, o fruto na árvore, a erva no campo, são sinais de que ali se plantou uma semente, porque o Senhor decretou que toda árvore, planta e erva que tenham semente, devem produzir sua própria espécie, e não podem nascer de acordo com nenhuma outra lei ou princípio.”
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.28.

O santo dos últimos dias... não é somente membro da Igreja; é também súdito ou cidadão do país onde vive. Portanto, sua atitude deve estar em harmonia com a Décima Segunda Regra de Fé.
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 26, p.85.

Independentemente de ser a soberania administrada por uma pessoa ou povo, os cidadãos devem sujeitar-se a este poder supremo. Eles têm os direitos e privilégios ao seu alcance através da lei e têm o dever de cumprir as condições da lei...
Os cidadãos não têm o direito de fazer justiça com as próprias mãos ou exercer força física. As leis soberanas do Estado precisam ser mantidas, e as pessoas que vivem sob estas leis precisam obedecer a elas, para o bem geral. Neste aspecto, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias assume uma firme posição.
ÉLDER HOWARD W. HUNTER – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 26, p.85-86.

Todo santo dos últimos dias deve apoiar, honrar e obedecer à lei constitucional do país em que vive.
Nosso objetivo não é adquirir poder ou domínio, mas é totalmente espiritual. E a toda nação e povo que abrir as portas ao evangelho, bênçãos incontáveis virão. (“Quando o Mundo For Convertido”, A Liahona, agosto de 1974, p.36.)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 26, p.86.

Hoje ouvimos constantemente dos incultos e mal orientados... que possuem o arbítrio para fazer o que bem lhes agrada, ou exercer sua própria vontade na determinação do que é lei e ordem, certo e errado, ou mesmo honra e virtude.
Quando alguém decide fazer suas próprias leis e presume não conhecer outra lei senão a sua, está apenas copiando o plano de Satanás.
PRESIDENTE HAROLD B. LEE – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 26, p.86.

As leis destinadas a promover o bem-estar da comunidade e suprimir o mal devem ser obedecidas estritamente. Devemos pagar o tributo para sustentar o governo nas despesas necessárias incorridas na proteção da vida, liberdade, propriedade, e em promover o bem-estar de todas as pessoas.
ÉLDER HOWARD W. HUNTER – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 26, p.86-87.

Devemos orar por nossos líderes civis e encorajá-los à retidão.
ÉLDER EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 26, p.87.

(...) Enquanto uma parte da raça humana julga e condena a outra sem misericórdia, o Grande Pai do universo olha para toda a família humana com preocupação e cuidado paternos; Ele os considera Seus filhos e, sem qualquer dos sentimentos mesquinhos que influenciam os filhos dos homens, faz ‘que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos’ [Mateus 5:45]. Ele tem as rédeas do juízo em Suas mãos; Ele é um sábio Legislador e julgará todos os homens, não de acordo com as noções mesquinhas e estreitas dos homens, mas ‘de acordo com as obras feitas no corpo, sejam elas boas ou más’, ou tenham sido realizadas na Inglaterra, América, Espanha, Turquia ou Índia. Ele os julgará ‘não de acordo com o que não têm, mas de acordo com o que têm’, os que viveram sem lei serão julgados sem lei, e os que tiveram a lei serão julgados por essa lei. Não precisamos duvidar da sabedoria e inteligência do Grande Jeová; Ele concederá julgamento ou misericórdia a todas as nações de acordo com seus vários méritos, seus meios de obter inteligência, as leis pelas quais foram governados, as condições que lhes foram concedidas para obter informações corretas e os inescrutáveis desígnios Seus em relação à família humana; e quando os desígnios de Deus forem manifestados e a cortina do futuro for aberta, todos teremos que confessar no final que o Juiz de toda a Terra agiu corretamente [ver Gênesis 18:25].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 35, p. 426.

Os homens serão considerados responsáveis pelas coisas que têm e não pelas que não têm. (...) Toda luz e inteligência transmitida a eles por seu bondoso criador, seja muita ou pouca – por essa luz e inteligência serão julgados com justiça e (...) ser-lhes-á exigido obediência e progresso única e exclusivamente em relação
ao que lhes tiver sido dado, porque o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 35, p. 427.

Se as leis humanas recompensam cada homem com o que merece e punem todos os delinqüentes de acordo com seus diversos crimes, sem dúvida o Senhor não seria mais cruel do que o homem, porque Ele é um legislador sábio e Suas leis são mais eqüitativas, Seus decretos são mais justos e Suas decisões são mais perfeitas do que as do homem; e assim como o homem julga seu semelhante pela lei e o castiga de acordo com a penalidade da lei, da mesma forma o Deus do céu julga ‘de acordo com as ações feitas no corpo’ [ver Alma 5:15]. Dizer que os pagãos serão condenados porque não acreditaram no Evangelho seria um absurdo e dizer que os judeus serão todos condenados porque não acreditam em Jesus seria igualmente absurdo; pois
‘como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue e como pregarão, se não forem enviados?’ [ver Romanos 10:14–15]; conseqüentemente nem os judeus nem os pagãos podem ser considerados culpados por rejeitar as opiniões conflitantes das seitas cristãs, tampouco por rejeitar qualquer testemunho a não ser dos que são enviados por Deus, porque assim como o pregador não pode pregar se não for enviado, tampouco o ouvinte pode crer [a não ser] que ouça o pregador ‘enviado’, e não poderá ser condenado pelo que não ouviu, e estando sem lei, terá que ser julgado sem lei.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 35, p. 430.

A pergunta que frequentemente tem sido feita é: ‘Não podemos ser salvos sem passar por todas essas ordenanças, etc.?’ Eu respondo que não; não a plenitude da salvação. Jesus disse que há muitas moradas na casa de Seu Pai e que ia preparar-nos um lugar [ver João 14:2]. A mansão mencionada aqui devia ter sido traduzida como reino; e toda pessoa que for exaltada na mais elevada mansão terá que cumprir a lei celestial e toda a lei também.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 36, pp. 440-441.

(22-21) Que Sentem os Profetas Modernos com Relação à Observância da Lei?
"Qualquer membro desta Igreja que não apoia as leis constituídas do país, é desleal não só como cidadão do governo, mas também para com a Igreja e com Deus. Devemos entender isso e, sobretudo devemos ser cumpridores da lei e viver em retidão um com o outro, com nossos vizinhos, e adorar o Deus vivo em espírito de verdade e justiça, tendo ao mesmo tempo um coração leal para com as nações que governam e governarão, até que venha aquele cujo direito é reinar. “(Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 364.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.214.

A Lei Menor e a Lei Maior
Introdução
Alma 29: 1-8 nos dá o mais revelador esclarecimento escriturístico acerca dos planos do Pai para todos os seus filhos nesta vida. De fato, o conceito ali transmitido expressa um dos mais instrutivos ensinamentos já registrados, concernente ao amor universal do Pai e à singularidade da família humana. Uma ideia que Alma expõe é a de que o Senhor providencia que pessoas especiais venham ao mundo em cada nação e país, a fim de prover toda a verdade e lei que seu próprio povo estiver disposto a receber. Outra noção que temos nesta passagem é que assim acontece em virtude da sabedoria de Deus, para que a ninguém seja negado o livre-arbítrio. Como pode ver, a humanidade deve ser livre, tanto para rejeitar como aceitar.
Se você refletir sobre Alma 29:1-8, juntamente com outras escrituras já apresentadas, verá que o Senhor oferece a seus filhos vários níveis de lei ou verdade. Notará também que há uma incumbência que aumenta cada vez mais. Isto é, geralmente falando, todo o que é responsável tem a oportunidade de conhecer mais do que ora sabe, e de ser melhor do que presentemente é. Quase sempre existe mais lei e verdade ao alcance do homem do que ele está disposto a aceitar.
Por este motivo, há diferentes graus de salvação. Os níveis mais elevados não podem ser obtidos sem que se façam convênios com o Senhor; E ninguém pode receber um convênio do evangelho, a menos que o Senhor lhe tenha proporcionado esta oportunidade, ordenando servos especiais que possuem o seu sacerdócio. Assim, quando uma pessoa alcançou uma condição de suficiente retidão a ponto de ser candidata aos níveis mais elevados de salvação, o Senhor provê o sacerdócio e, com ele, uma lei que é do mesmo grau ou ordem que esse sacerdócio.
No tempo de Moisés, os filhos de Israel eram altivos e de coração duro, perdendo com isso o privilégio de lhes ser conferido o mais elevado nível de poder do sacerdócio. (Ver Mosias 13:29-31.) Em vez dele foi-lhes dada uma lei menor, presidida pelo Sacerdócio Aarônico. (Ver D&C 84:18-27.) Quando Jesus veio a terra e iniciou seu ministério na mortalidade, a lei menor, ou baseada no sacerdócio menor, foi por ele cumprida. Ao visitar os nefitas após a sua ressurreição, ele lhes explicou este cumprimento da Iei mosaica e instituiu a organização mais completa do Sacerdócio de Melquisedeque.
Esta parte de seu estudo do Livro de Mórmon tem a intenção e propósito principal de lhe fornecer esclarecimentos sobre os dois níveis (maior e menor) da lei relativa a estes dois graus de sacerdócio.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.409.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar