Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Consciência

O despertar da consciência é a grandeza da alma.
CHARLES A. CAULIS – O Milagre do Perdão p.143

Como é maravilhoso que Deus nos tenha dotado desse guia tão sensível e ao mesmo tempo tão forte que chamamos consciência! Alguém, com muita propriedade comentou que “a consciência é a centelha espiritual que Deus colocou em todo o homem com o propósito de salvar-lhe a alma”. Sem dúvida esse é o instrumento que desperta a alma para a consciência do pecado, estimula a pessoa a adaptar a mente ao nível dos ideais nobres, a reconhecer-se culpada da transgressão sem diminuir ou subestimar o erro, e estar disposta a enfrentar os fatos e pronta a cumprir as penalidades – e enquanto o homem não estiver dentro dessa atitude mental, ainda não começou a se arrepender. Sentir tristeza já é um passo dado, abandonar o erro é um começo, mas até que a consciência seja estimulada o suficiente para fazer com a pessoa pense diferente, e enquanto houver desculpas e racionalização, ela mal começou o processo de arrependimento. Isso é o que Alma quis dizer ao afirmar a seu filho Corianton que “apenas os verdadeiros penitentes serão salvos”. (Alma 42:24). No processo do arrependimento, sempre que possível, devemos fazer restituições totais ou, então, restituir tudo que estiver ao nosso alcance.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.146.

A consciência é a centelha espiritual que Deus colocou em todo homem com o propósito de salvar-lhe a alma.
DESCONHECIDO – O Milagre do Perdão p.146.

O Senhor deu (...) a todas as pessoas uma consciência que as adverte sempre que estiverem enveredando pelo caminho errado. Elas sempre serão avisadas se estiverem ouvindo; contudo, podem, obviamente, acostumar-se tanto ás mensagens que passam a ignorá-las, até que finalmente não conseguem mais ouvi-las.
Vocês precisam perceber que dispõem de algo semelhante a uma bússola, como a Liahona, na própria alma. Todos os filhos a recebem. (...) Se ignorarem a Liahona que possuem, pode ser que ela acabe parando de sussurrar para vocês. (...) Nosso barco não seguirá um curso errado (...) Se ouvirmos a orientação de nossa Liahona interior, que chamamos de consciência.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho – O Livro de Mórmon – Lição 5, p. 21.

(...) A pessoa a ser ensinada ou que deseje levar uma vida perfeita deve presenciar em sua vida um despertar, uma consciência de suas necessidades.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 196.

Um dia teremos que encarar nosso Criador. Morôni usou palavras expressivas para referir-se a esse momento: “Supondes que podereis ser felizes habitando com aquele santo Ser, quando vossa alma está atormentada pela consciência da culpa de haverdes sempre violado suas leis?” Ele afirmou: “Seríeis mais miseráveis habitando com um Deus santo e justo, conscientes de vossa imundície perante ele, do que se habitásseis com as almas condenadas, no inferno”. [Ver Mórmon 9:3–4.]
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 188.

O pior inferno que uma pessoa pode sofrer é a dor pungente de sua própria consciência. As escrituras dizem que seus pensamentos a condenarão, e ela terá uma viva lembrança de toda a sua vida. (Ver Alma 12:14; 11:43.) Como vocês devem lembrar, as escrituras mencionam o livro da vida do  Cordeiro, que é um registro feito no céu sobre a vida de cada pessoa. (...) Seremos julgados de acordo com os registros feitos sobre nossa vida. (Ver D&C 128:6–7.) Então, se deixarmos de alcançar o mais elevado grau de glória, ao nos darmos conta disso, nossa consciência nos atormentará e esse sofrimento será pior do que qualquer dor física que poderíamos padecer.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 227-228.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar