Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Entrevista

Muitos pais percebem que fazer entrevista pessoal periodicamente os ajuda a se aproximarem dos filhos, incentivá-los e ensinar-lhes o evangelho. Essas entrevistas podem ser formais ou informais. Em seu decorrer, o pai deve expressar amor pelo filho. O filho deve ter oportunidade de expressar seus sentimentos a respeito de qualquer assunto, problema ou experiência. O pai deve ouvir com atenção e levar os problemas e confidências do filho a sério. Pai e filho podem também querer orar juntos.
Guia da Família, Ensinar o Evangelho na Família, p.07.

Uma das coisas que aprendi quando era presidente de missão foi fazer diversas perguntas na primeira entrevista. Uma delas era: “Você já leu o Livro de Mórmon de capa a capa, ponderou e orou a respeito dele, e sabe que ele é verdadeiro?” Naquela época, cerca de metade dos meus missionários que chegavam ao campo em Toronto não podiam responder que tinham feito isso. Bem, isso é um problema.
Mas então vem a próxima pergunta, e creio que ela se aplica a qualquer pessoa: “Poderia expressar como se sente a respeito do Salvador? O que Ele significa para você hoje? O que significa a Sua Expiação?” Então fiquem apenas ouvindo e deixem que eles falem. Se a resposta deles for muito superficial, não creio que tenham pago o preço para serem lavados e purificados pela bênção da Expiação.
Há um preço que precisa ser pago. E uma das formas que creio que um líder do sacerdócio pode descobrir se o membro da Igreja que está sendo entrevistado se esforçou seriamente para pagar esse preço é ver se ele pode testificar com suas próprias palavras, com real sentimento, e se vocês podem sentir isso e saber que é genuíno e sincero. Creio que quando isso acontece — o testemunho da missão e vida e ministério do Salvador e Seu sacrifício expiatório — o Espírito lhes mostrará onde vocês estão e quais são os próximos passos a serem tomados. Foi isso que aprendi por experiência própria.
ÉLDER RUSSEL M BALLARD – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.7;9

O que as pessoas fazem é uma das formas de sabermos se houve uma mudança em seu coração. Se o jovem, ou qualquer pessoa com quem estejam trabalhando, está decidido a fazer tudo o que o Senhor deseja, sem ser mandado — está desejoso de pagar o dízimo — de fazer essas coisas — então isso é um sinal de que a Expiação está realmente agindo em seu coração.
Houve uma mudança em seus desejos. Eles querem agradar o Senhor. Eles O amam. Sentirem a
Expiação agir em sua vida, e portanto desejam fazer as coisas que Ele quer que façam. E portanto não se trata apenas das regras que eles cumprem, mas se têm no coração a firme decisão de “Eu quero fazer tudo que o Senhor espera de mim”, então vocês saberão que a Expiação realmente agiu na vida dessas pessoas. Pelo menos foi isso que aprendi por experiência própria.
ÉLDER HENRY B. EYRING – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.9.

Às vezes, os bispos deixam passar aqueles que se tornaram indignos de possuir uma recomendação para o templo. Eles eram dignos quando a recomendação foi emitida, porém mais tarde deixaram de pagar o dízimo ou de cumprir outros padrões. Nesse caso, embora possa ser desagradável, vocês devem conversar em particular com o membro e, se necessário, pegar de volta a recomendação dele, assegurando que ela será devolvida quando a pessoa tornar-se novamente digna. Ao fazerem isso, sempre ajam com bondade e deem incentivo.
Estejam especialmente atentos aos jovens. As moças são tão importantes quanto os rapazes. Em suas entrevistas com eles, desenvolvam um relacionamento tal que permita que eles sejam abertos e diretos com vocês. Muitos têm medo de contar aos pais os seus erros. Vocês são a única pessoa a quem eles podem recorrer.
Vocês sabem o quão importante é manter sigilo. A confiança depositada em vocês é enorme. Vocês nunca devem trair essa confiança.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 19/06/2004, p.27.

Sua dignidade espiritual inclui manter sigilo sobre as coisas que lhes forem confidenciadas. O Senhor, o membro da Igreja que vocês estão aconselhando e vocês são os únicos que “precisam saber” de certas coisas. E essa dignidade, esse sigilo, precisa ser mantido.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.17.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar