Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Honrar

Honrar e respeitar os pais significa tê-los em alta estima. Nós os amamos e apreciamos, e preocupamo-nos com sua felicidade e bem estar. Tratamo-los com cortesia e consideração. Procuramos entender seu ponto de vista. A obediência aos desejos justos dos pais é certamente parte desse respeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, Janeiro de 1990, p.6.

“Se realmente honrarmos (nossos pais), procuraremos imitar suas melhores características e cumprir suas mais elevadas aspirações quanto a nós. Para os pais, nenhuma dádiva comprada em loja pode chegar aos pés de algumas simples e sinceras palavras de apreço. Nada que pudéssemos dar-lhes seria mais apreciado do que a vida reta de um jovem.”
PRESIDENTE EZRA SPENCER W. KIMBALL citado por ÉLDER DALLIN H. OAKS – A Liahona, Julho de 1991, p.16.

Jovens, se honrardes vossos pais, vós os amareis, respeitareis, confiareis neles, tereis consideração por eles, expressar-lhes–eis vosso apreço e demonstrareis todas estas coisas, seguindo seus conselhos em retidão e obedecendo aos mandamentos de Deus.
Para as pessoas cujos pais estão mortos, honrá-los provavelmente significa reuniões da família, história da família, ordenanças vicárias e compromisso com as grandes causas às quais os falecidos dedicaram à vida.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – A Liahona, Julho de 1991, p.16.

Para as pessoas jovens, honrar pai e mãe significa, apropriadamente, obedecer, respeitar e seguir o exemplo de pais justos.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – A Liahona, Julho de 1991, p.16.

De tempos em tempos, os líderes da Igreja tem notícias de filhos adultos que parecem ser bons santos dos últimos dias, mas são negligentes ou mesmo maldosamente indiferentes no atendimento a seus pais idosos. Alguns têm encorajado os pais a distribuírem seus bens, para depois deixá-los em instituições, às vezes com atendimento inadequado e sem visitas regulares e expressões de carinho da parte dos filhos. Creio que é esse tipo de coisas que o porta-voz do Senhor, o Profeta Isaías, verberava ao ordenar: “Não te escondas da tua carne.” (Isaías 58:7.)
A melhor maneira de cuidar dos idosos é preservar sua independência, enquanto for possível.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – A Liahona, Julho de 1991, p.16-17.

Durante o transcorrer de uma séria enfermidade, o Presidente George Albert Smith perdeu a consciência e julgou haver passado para o outro lado do véu. Ele contou mais tarde:
“Comecei a observar em torno... e depois de haver caminhado por algum tempo... vi um homem vindo em minha direção. Notei que era muito corpulento, e apressei meus passos para encontrar-me com ele, pois reconheci que era meu avô... Lembro-me de como fiquei feliz por vê-lo aproximar-se. Eu tinha o mesmo nome que ele, e sempre me orgulhava disto.
Quando vovô chegou até alguns passos perto de mim, parou... E então – isto eu gostaria de que os meninos, meninas e jovens nunca se esquecessem – ele me fitou solenemente e disse: ‘Gostaria de saber o que você tem feito com meu nome’.
Tudo o que fizera até então passou diante de mim, como um filme em uma tela – tudo o que eu havia feito... Minha vida inteira desfilou diante de mim. Sorri, olhei para meu avô e disse: ‘Nunca fiz nada com seu nome, do qual o senhor tivesse que se envergonhar’.
Ele avançou e tomou-me em seus braços, e assim que o fez, tomei consciência novamente da minha condição terrena. Meu travesseiro estava tão molhado, como se água tivesse sido derramada sobre ele – molhado com lágrimas de gratidão por eu ter podido responder sem ter-me envergonhado.
PRESIDENTE GEORGE ALBERT SMITH – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque volume 4, lição 32, p.110

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar